JORNAL DA ENFERMAGEM

O segundo período do ano de 2010 do Curso de Enfermagem, desenvolvendo um trabalho de produção escrita nas aulas de Português II, da professora mestra Elizabeth da Silva, a partir das entrevistas, enquete, depoimentos e outras colaborações redigiu vários textos que se relacionam ao curso. Muito mais que um trabalho acadêmico, a prática de produção escrita promove o conhecimento, divulga informações, estreita relações e desafia a capacidade criadora de todos envolvidos no processo.
 
A palavra do diretor:
"As perspectivas da nova Faculdade são as melhores possíveis, pois após cinco anos com sede ainda pequena e modesta, a nova direção se sente realizada, com a finalização deste projeto, pois desde novembro a Faculdade já se encontra  na sede mais moderna da cidade.
Uma das preocupações da direção desta IES é com a qualidade dos cursos oferecidos, no entanto, além da qualidade dos cursos poderemos contar com a qualidade da nossa nova estrutura. Novos cursos serão trazidos para a nossa IES. Não posso falar quais ainda, pois precisamos da autorização do MEC para abri-los.
Em 2011 ficaremos apenas com os cursos de Enfermagem e Educação Física, dando uma média para primeiro semestre do ano de 2011 de 200 alunos.
 Existem projetos de extensão a serem realizados pelos cursos, os quais serão favorecidos na nova estrutura.
Vale ressaltar que os projetos de extensão são de iniciativa dos cursos, seus professores e principalmente seus alunos.
Em relação à pós-graduação, estando na nova sede, ao final de 2011 pretendemos dar início a este aprimoramento profissional.
 A contribuição da nova sede é eminente, pois além de favorecer a qualidade do trabalho dos nossos professores e funcionários, vamos melhorar o atendimento aos nossos alunos e isso é o mais importante.
Vários projetos serão realizados buscando atender a sociedade, nas áreas de esporte e saúde, com os cursos de Educação Física e Enfermagem.
 Já existe linha de ônibus para a nova sede, devido à proximidade da  prefeitura. Os ajustes de horário serão vistos o mais breve possível, no entanto, ainda há alguns trâmites que deverão ser ultrapassados.
Haverá um enorme espaço para a lanchonete, com refeitório, onde será servido almoço. Ainda estaremos estudando os horários de funcionamento da mesma."
Carlos Roberto Oliveira Junior
Diretor da FUPAC Itajubá


Palavras da Supervisora e Coordenadora do Curso de Enfermagem da FUPAC Itajubá,  Mirna Aparecida da Silva:

"O Enfermeiro é peça chave para obter uma comunicação aberta com a comunidade, podendo transmitir de forma clara e objetiva as informações essenciais para uma melhoria na qualidade de vida, individual e coletiva, incentivando para que essas ideias passem de pensamento a ações onde a teoria antecipa a prática, direcionando um novo paradigma para a comunidade no contexto da saúde com qualidade de vida.
A instituição tem trabalhado muito em mudanças, em criação do novo espaço, novas aquisições para que o aluno tenha subsídios suficientes para um efetivo desenvolvimento teórico-prático. Criando maneiras de mostrar novos paradigmas. E sempre contando com o apoio dos docentes, discentes e corpo administrativo, para conseguir os objetivos propostos.
Durante o segundo semestre de 2010, várias atividades e projetos foram desenvolvidos como:

Palestras: Implantação do Plano Diretor em Atenção Básica; Infecção Hospitalar; Auditoria em Enfermagem; Abuso Sexual Entre Familiares; Educação Sexual; Dependência Química; Traumatologia: Educação para Morte;

Ações sociais: “Saúde na Praça”, na cidade de Santa Rita do Sapucaí e São José do Alegre com o tema: Saúde do Homem; Policlínica Dr. Gaspar Lisboa; Festa de Guadalupe; Escola Municipal São Vicente de Paula;

Projetos: Creche Ir. Maria Auxiliadora no Bairro Cruzeiro; Manhã Saudável nos Bairros Cruzeiro e Avenida; “Alegria e Saúde” no Bairro Jardim das Colinas;

Outros estão em desenvolvimento como:

Palestras: Depressão e Ética Profissional;

Ação Social: Policlínica Dr. Gaspar Lisboa;

Projetos: Busca Ativa da Atenção à Mulher no Bairro Cruzeiro; Busca Ativa de Hanseníase no Bairro Avenida; Protocolo de Enfermagem para Lesão de Pele; Programa na Rádio Futura; “Alegria e Saúde”, no bairro Jardim das Colinas.

Nesse sentido, o Curso de Enfermagem da FUPAC tem por objetivo formar profissionais capazes de compreender o papel do exercício profissional como instrumento de promoção de transformações sociais, assegurando o mais alto grau de qualidade na atenção prestada ao individuo e coletividade com responsabilidade e compromisso."
           
 Aconteceu:
    No dia 21 de novembro de 2010, ocorreu a aplicação das provas do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), tendo como órgão responsável pela organização o INEP. O exame teve como participantes todos os alunos concluintes do 8° e 2° períodos de Enfermagem e Serviço Social de nossa instituição.
O objetivo da aplicação da prova é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares do curso, contribuindo para avaliação permanente dos alunos e da instituição. O resultado tem como nota os valores de 1a 5, portanto um resultado negativo compromete o futuro profissional e a instituição da qual faz parte.Aguardamos resultados positivos
Enquete:
No mês de Outubro de 2010, foi realizada uma enquete com os alunos da FUPAC (Fundação Presidente Antônio Carlos) e a comunidade Itajubense, com a seguinte pergunta:
Você acha importante a formação de enfermeiros para a comunidade?
100% dos entrevistados responderam que sim.
Isso prova a importância, a responsabilidade e o compromisso social que o Curso de Enfermagem desempenha na sociedade.


Depoimento do aluno do Curso de Enfermagem do oitavo período, Eliel Marcos Rodrigues:
          "Prestei o vestibular em 2007, quando foi aberta a primeira turma para o Curso de Enfermagem. Como a FUPAC oferecia o curso e eu sempre quis fazer Enfermagem, foi ótimo para mim e facilitou a minha vida, pois era o curso que eu queria.
As minhas expectativas para com o curso foram atendidas. É fato que há muitas coisas a serem melhoradas, já que é um curso novo, porém são coisas que já estão sendo resolvidas. O curso de Enfermagem da FUPAC atendeu às minhas necessidades, que eram de fazer um curso que me capacitasse e me tornasse uma pessoa preparada para o mercado de trabalho.
A minha relação com professores, funcionários e colegas é ótima. Nunca tive problema, sempre que precisei foram todos muito cordiais, inclusive o pessoal do atendimento. Algumas pessoas se tornaram meus amigos particulares. Tenho feito bons amigos nessa passagem pela FUPAC.
Por algumas vezes passei por momentos de dificuldades, mas nunca pensei em desistir, porque tenho um objetivo e quero atingi-lo. Mas o que me deu e ainda me dá forças é o apoio da família, um diploma a ser conquistado e ser reconhecido pela sociedade como uma pessoa de bem.
Graças a Deus estou no final do curso, mas não penso em parar por aqui, meus planos são conseguir me colocar no mercado de trabalho o mais rápido possível, me especializar com urgência e emergência, que é meu sonho. Gostaria que tivesse o curso de pós graduação aqui para poder dar continuidade aos meus estudos."
   

    Ação social na policlínica da Varginha. Foi um sucesso: 26/11/2010
    Algumas fotos com alunos do 2º período de Enfermagem na ação social

Alunos fazendo teste de glicemia e tipagem sanguínea, com Prof. Prudêncio

Seminário de Neuroanatomia com Prof. Danillo Barbosa, com alunos do 2° período:


Prof. Danillo Barbosa, disciplina de Neuroanatomia, no 2º período 

 
Acadêmicas de Enfermagem: Rafaela e Walessa, apresentando seminário de Neuroanatomia, nervos cranianos.

Maquete feita pelas acadêmicas Débora e Isabela


Viagem realizada à Feira de Enfermagem em São Paulo


Nós, alunos do 2° período de 2010 agradecemos a colaboração e orientação da Professora Elizabeth, na disciplina de Português II neste ano de 2010. Lembrando que foi com sua intensa participação, a realização deste projeto do Jornal da Enfermagem.
É com muito carinho, que nos despedimos neste final de período, tendo a certeza que levaremos para sempre os seus ensinamentos, quer seja na disciplina ou nas experiências pessoais.
A você, o nosso muito obrigado!!! 


Professora Mestra, Elizabeth da Silva (Disciplina de Português)

Agradecemos também a colaboração de todos que participaram deste projeto, desde o diretor da Instituição, coordenadora do curso de Enfermagem, professores, funcionários e alunos em geral.

Histórico da FUPAC em Itajubá

ACESSO A ITAJUBÁ

A Instituição localiza-se em Itajubá, situada no sul de Minas Gerais, fazendo divisa com os municípios de São José do Alegre, Maria da Fé, Wenceslau Brás, Piranguçu, Piranguinho e Delfim Moreira, articulada em uma malha viária cortada pela Rodovia Federal BR-459 BR-383 e pela MGT-383, que fazem a ligação com grandes centros e demais cidades da região. O município tem localização privilegiada em relação aos grandes centros urbanos do país, sendo eles:

São Paulo
261km
Belo Horizote
445km
Rio de Janeiro
318Km
Brasília
1073Km

O município de Itajubá.
A Instituição com sede na estrutura mais moderna da região localiza-se próxima ao centro administrativo de Itajubá.

HISTÓRICO DA FUPAC ITAJUBÁ

Unidade instalada na cidade de Itajubá, em 30 de novembro de 2005, localizada na Rua Olegário Maciel, número 10, bairro Avenida, veio a iniciar suas atividades com o oferecimento dos cursos de Bacharelado em Serviço Social e Licenciatura em Educação Física. Após seis meses de presença na cidade, a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itajubá lança em julho de 2006 mais um novo curso, Normal Superior, visando atender a enorme demanda da região na formação de professores. No mesmo mês, a Unidade de Itajubá muda-se para outro endereço, localizando-se a partir de então, na Rua Dr. Xavier Lisboa, 308, Bairro Centro.
No início de 2007, já com a presença de três cursos em andamento, a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itajubá lança o curso superior de Enfermagem, atendendo a grande procura de interessados nesta área de atuação na região.
Tais cursos foram implantados com o objetivo de atender sempre a demanda regional. Os cursos de Serviço Social e Educação Física foram os primeiros da região, atendendo a uma demanda enorme de interessados nestas áreas, que tinham que se deslocar para outras localidades para atingirem estas determinadas formações. Em relação ao curso Normal Superior, o maior objetivo e justificativa de implantá-lo é a grande necessidade de auxiliar a formação dos professores para a educação básica.
A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itajubá visando sempre o atendimento à população de Itajubá e região, busca permanentemente a melhor qualificação profissional, no sentido de oferecer profissionais qualificados e comprometidos com a melhoria social.
Em novembro de 2010 a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itajubá muda-se para a nova sede, agora com salas ainda mais amplas, ambientes totalmente planejados, piscina, quadras, campo de futebol, pista de atletismo e espaço de convivência com lanchonete, restaurante e anfiteatro. Construída e adaptada as pessoas com necessidades especiais todos os setores são totalmente construídos para oferecer o melhor para a relação ensino-aprendizagem, preparando com alta qualidade o aluno para um futuro profissional de sucesso.
Twitter Facebook Orkut My Space Favorites More

 
Powered by Blogger